O produto da Periscópio é a orientação para uma comunicação eficiente e para a fixação de imagens positivas dos clientes nas mentes de seus stakeholders.

Marketing Político e Eleitoral

Uma visão 360 graus do cliente com um objetivo claro: apresentar a melhor verão possível. de colocar em Estratégias vencedoras podem surgir de diferentes maneiras. Uma observação caseira, mas acurada, do cenário político, ou até mesmo um insight despretencioso, são capazes de gerar a mensagem exata que o público precisa em um determinado contexto sócio-político.

Para nós, a produção dessas estratégias e insights está vinculada à observação de dezenas de elementos que, somados, conferem corpo à interpretação dos cenários e subsídios para o surgimento dos insights. Entre eles, estão a análise correta do perfil e dos desejos do eleitorado; o histórico, potencialidades e vulnerabilidades do candidato e dos seus oponentes; a formação das alianças, o timming da divulgação, a segmentação adequada de cada público que irá receber a mensagem e o material de campanha, e assim por diante. 

Para que isso ocorra de maneira que possibilite a interligação desses elementos em torno de uma ideia, resultando em uma mensagem que sintetize e reforce uma promessa de campanha, é fundamental que a observação de cada um desses fatores ocorra de forma organizada.

É por essa razão que estabelecemos cada passo de nosso processo em uma metodologia. Uma técnica capaz de levar em consideração a maioria das nuances que cercam as disputas eleitorais e, desse modo, garantir a segurança que o estrategista precisa para para desenvoler seu trabalho, bem como, que a direção da campanha, a equipe de comunicação e, principalmente, o candidato precisam para se entregarem de corpo e alma numa empreitada tão intensa como a dos processos eleitorais. 

Big Data Analytics e SEO
Consultoria

Acreditamos que a verdadeira mudança vem de dentro. Por isso, um bom diagnóstico costuma ser o primeiro passo para organizar a comunicação em busca de um novo objetivo.

Nossa consultoria faz uma imersão no universo do cliente, se valendo de recursos como análise de mídias digitais, Big Data, entrevistas em profundidade e grupos focais, documentos, pesquisas, e relação com a mídia tradicional para encontrar onde estão as fragilidades, potencialidades e oportunidades de mudança.

Tempo médio: 30 dias.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem como primeiro passo a execução do diagnóstico e o detalhamento, a partir de reuniões com os tomadores de decisão, dos objetivos do plano de comunicação.

Definidos claramente quais são os objetivos centrais, são estabelecidas, inicialmente, as metas e os indicadores de resultado, para curto, médio e longo prazo, como forma de possibilitar o monitoramento, por parte dos implementadores, dos resultados de nosso planejamento.

A partir daí, serão constituídas iniciativas estratégicas, já como parte do plano de ação, de acordo com os objetivos e os prazos estabelecidos.

A entrega consiste de três etapas:

Na primeira, há a apresentação do diagnóstico e do planejamento, em forma de planilha, contendo prazos, objetivos, metas e indicadores, de forma clara e objetiva, além do storytelling que norteará o projeto.

Na segunda, há a capacitação dos colaboradores que irão atuar no projeto (gestores, equipe de assessoria de imprensa, marketing, RP...) e o acompanhamento da implementação do projeto.

Por fim, há o acompanhamento, avaliação e apresentação dos resultados, através de reuniões mensais onde serão discutidas as estratégias em função dos resultados obtidos e possíveis alinhamentos.

Tempo médio: 3 a 8 meses.

Prevenção e gestão de crise

Em um mundo altamente competitivo, a diferença se encontra nos detalhes. Por isso, cuidados como antecipar-se e estar preparado para enfrentar certos problemas podem significar uma vantagem inestimável para a sua imagem e a de seu negócio.

 

Já quando lidamos com uma situação emergencial, tão importante quanto agir rapidamente é estabelecer, junto os canais adequados, uma comunicação transparente e comprometida com a restauração da normalidade.

Tanto na política como no mundo empresarial, uma crise é uma oportunidade. A Periscópio reúne experiência em situações como essa ao conhecimento e à habilidade no uso dos meios e dos discursos para que o enfrentamento seja feito com rapidez, a partir de valores como a solidariedade, justiça, empatia e austeridade, no que pode resultar no fortalecimento da confiança e da imagem de nossos clientes.

 

Risco

Se nem toda a crise pode ser evitada, como aquelas causadas por eventos meteorológicos, por exemplo, quando conseguimos antever os riscos e temos tempo para pensar nas melhores alternativas para tratarmos certas situações emergenciais, a chance de que uma crise se estabeleça é muito menor.

A metodologia para prevenção de crise utilizada pela Periscópio consiste em uma imersão no universo do cliente, identificação dos atores relevantes, entrevistas em profundidade, análise e cruzamento dos dados e, finalmente, a criação e apresentação do plano de contingenciamento, consistindo na definição de atores, discursos, meios e ordem para cada comunicação, bem como na capacitação desses atores.

Tempo médio: 3 meses a um ano.

Cursos e capacitação

A tecnologia está mudando o mundo em todas as áreas. Na comunicação, encurtaram-se as distâncias e, consequentemente, o tempo da informação. Esse dinamismo oferece oportunidades de conexão valiosas, ao mesmo tempo que põe à prova, de maneira incessante, aqueles que se dispõem a utilizarem as novas mídias como canal de distribuição de mensagens.

A Periscópio reúne a expertise profissional ao conhecimento acadêmico para oferecer palestras, workshops e cursos de capacitação para líderes, gestores, assessores e colaboradores, dedicados a otimizar a relação das pessoas e das instituições com a mídia e com o mundo.

Veja alguns dos nossos cursos:

Media Savvy

Público-alvo: líderes, gestores, assessores de imprensa e colaboradores

Descrição: O curso está dividido em três módulos.

O primeiro, oferece um raio-x da mídia brasileira, apresenta os últimos dados sobre os hábitos de consumo de mídia no Brasil, comparando a mídia tradicional e a internet.

No segundo, atualizamos os alunos sobre o funcionamento prático de uma redação, além de explicar quais os tipos de função exercidas pelos jornalistas de internet, jornal, rádio e televisão; abordamos temas como a utilidade ou não dos releases, e a identificação de relações jornalista-fonte.

O terceiro módulo é dedicado às novas mídias. Youtube, Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Número de usuários dessas plataformas, tendências, conceitos, dicas de utilização e impulsionamento de conteúdo.

Discurso do ódio e Comunicação Não-Violenta (CNV)